Em uma atividade em que o conhecimento técnico, a engenharia e a experiência fazem a diferença, a Teixeira Duarte não podia deixar de estar presente. Por isso, nas disciplinas de reabilitação do patrimônio e reforço estrutural desenvolveu conhecimento e técnicas que lhe permitem ocupar um lugar de destaque nos mercados onde atua com estas vertentes. A sua atuação é global e vai desde o diagnóstico, à avaliação das patologias, passando pela seleção das metodologias de trabalho a aplicar e respectiva implementação, num conceito de “Fato à Medida”.
Qualquer intervenção que se realize num patrimônio edificado tem que levar em consideração todas as suas diferentes especificidades, nomeadamente nas estruturas existentes, com a reabilitação e reforço das fundações e estruturas, e na conservação e restauro do Patrimônio de Construções Tradicionais, ou Antigas.
Uma obra que merece grande destaque é a reabilitação e restauro da Ponte Hercílio Luz, a maior ponte pênsil do Brasil, elemento de referência e cartão postal do Estado de Santa Catarina e da sua capital, Florianópolis. Esta Obra de Arte Especial tem uma extensão de 821 metros e vão pênsil de 339,5m, conectando a ilha ao continente. Atualmente é a única ponte no mundo com a estrutura treliçada fazendo parte integrante do sistema de suspensão, sendo este formado por barras de olhal. A obra utilizou alguns dos métodos construtivos mais inovadores na atualidade, necessários para permitir a sua entrada em serviço depois de mais de 20 anos interditada por razões de segurança. Destaca-se também a recuperação de estruturas da Ponte sobre o Rio Santa Joana, em Colatina, Espírito Santo.
Na reabilitação de patrimônios históricos, a Teixeira Duarte possui no seu acervo trabalhos como a conservação interior da Torre de Belém, um edifício construído em 1514 e em pleno funcionamento até hoje. Nesta obra, foi executado o restauro das cantarias, os rebocos, serviços de carpintaria, bem como a instalação do sistema de iluminação.
Na Argélia, a Empresa foi responsável pela recuperação estrutural do Monument des Martyrs. Inaugurado em 1982, erguido para comemorar o 20º aniversário da independência da Argélia. Neste projeto de oito meses, a Teixeira Duarte executou os serviços de limpeza e reparação do concreto, impermeabilização, renovação da iluminação, pintura, paisagismo e substituição do pavimento.
Veja outras obras de Reabilitação de Patrimônios e Estruturas executados pela Teixeira Duarte: