O Canteiro Escola, uma iniciativa da BAMIN, em parceria com a construtora EMPA (empresa do Grupo Teixeira Duarte) e o SENAI, transforma o canteiro de obras do Porto Sul, em Ilhéus, em sala de aula teórica e prática para profissões ligadas à construção civil.
Serão duzentos profissionais capacitados até o final do ano. As primeiras turmas foram concluídas e novos estudantes seguem com aulas até dezembro.
São oferecidos cinco cursos 100% gratuitos: auxiliar civil, motorista de obra da construção civil, operação de escavadeira e retroescavadeira, operação de trator e esteira, e operação de rolo compressor. Todos os alunos receberam camisas, material de estudo, estrutura de transporte e equipamento de proteção individual (EPI). Além disso, foi oferecido diariamente lanche, ambiente confortável e acesso aos maquinários, matérias-primas e insumos necessários ao aprendizado prático.
INCLUSÃO – Os profissionais capacitados no Canteiro Escola já estão sendo contratados tanto pela EMPA quanto pela BAMIN, iniciativa que amplia o número de moradores de Ilhéus envolvidos na obra. Outra parte do contingente treinado poderá ser absorvido por obras na região, abrindo portas no mercado de trabalho.
O Canteiro Escola revela também a força das mulheres no mercado de trabalho. Na primeira turma, a participação feminina representou 60%.
SOBRE O CANTEIRO ESCOLA
O projeto Canteiro Escola é uma iniciativa da BAMIN e acontece em parceria com o a EMPA e o SENAI. Professores do SENAI estão à frente das aulas e a EMPA oferece toda a logística para o funcionamento dos cursos (eletricidade, climatização, internet, banheiros etc), além de fornecer equipamentos paras aulas práticas.
O Projeto tem sido destacado em vários meios como boa prática para promover a geração de emprego local e fazer face à escassez de mão-de-obra especializada na região.
Veja alguma das matérias divulgadas: