A convite da AICEP Portugal Global | Brasil (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), a Teixeira Duarte participou  do Fórum de Inovação Aberta e ESG, que ocorreu em São Paulo, no dia 26 de outubro.

O evento proporcionou uma plataforma para a troca de ideias e experiências entre empresas, empreendedores, associações e órgãos públicos dos setores brasileiro e português. O foco central do Fórum foi a inovação, a sustentabilidade e as oportunidades de negócio entre essas duas grandes nações.

A Teixeira Duarte foi representada por Erica Beauvalet, Diretora de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade do Grupo, integrando o painel “Inovações Abertas e Princípios ESG – A Busca de Negócios Sustentáveis” juntamente com representantes das empresas WEG e JBS

No âmbito do tema do painel, Erica deu destaque ao Programa “Fazer Pescar”, em Angola, enquanto iniciativa que acumula tanto de impacto social como de benefícios para as Empresas do Grupo ao nível da gestão dos Recursos Humanos. Destinado a jovens que vivem em situação de carência social, o projeto é um exemplo concreto do compromisso da Teixeira Duarte com a responsabilidade social e qualificação profissional, que vai além das fronteiras de Portugal e busca promover o desenvolvimento sustentável em outras partes do mundo.

O Fórum Empresarial “Inovação Aberta e ESG” foi palco de destaque para a modernidade das empresas portuguesas, sua capacidade inovadora e sua competitividade em um contexto global. Além disso, o evento destacou a importância dos princípios de sustentabilidade empresarial e corporativa, incorporando as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) como elementos essenciais para o sucesso dos negócios em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade e gestão consciente.

Além de masterclasses, palestras e mesas redondas, o Fórum destacou casos de sucesso na parceria entre organizações desses dois países, enfatizando o desenvolvimento e a implementação de soluções inovadoras em tecnologia e negócios, o que contribui para a consolidação e o fortalecimento da competitividade econômica bilateral.

Em um momento em que a inovação e a sustentabilidade desempenham um papel crucial no cenário global de negócios, o contributo da Teixeira Duarte no Fórum de Inovação Aberta e ESG pretendeu ser um exemplo  de como empresas podem trabalhar em direção a um futuro mais sustentável e colaborativo, contribuindo não apenas para seus próprios negócios, mas também para a construção de um mundo melhor.

Sobre  o Fazer Pescar

Criado em 2013, o Fazer Pescar é uma iniciativa que tem como objetivo proporcionar oportunidades para jovens, formando-os para, autonomamente, serem uma parte fundamental no desenvolvimento das comunidades onde estão inseridos.

Tirando partido dos meios e instrumentos focados na formação e desenvolvimento profissional dos trabalhadores das várias empresas participadas do Grupo Teixeira Duarte, o Fazer Pescar é um programa educativo com duração de 3 meses, que inclui uma componente de integração social, de integração na empresa e de integração no trabalho.

A frequência é gratuita e os formandos beneficiam de refeições diárias, subsídio diário de transporte, seguro de acidentes pessoais, uniformes e roupa para uso individual, material escolar e vigilância médica regular.

Terminado o curso, os formandos com avaliação positiva são integrados em empresas do universo do Grupo Teixeira Duarte em Angola.

Lançado em 2013, o Fazer Pescar acumula 18 edições realizadas, com 51 turmas, totalizando 628 formandos, sendo que, destes, 520 jovens foram integrados em Empresas do Grupo Teixeira Duarte após a formação.

 

 

Conheça outros projetos de impacto do Grupo Teixeira Duarte