As obras de ampliação do Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna, iniciadas em dezembro de 2021 e lideradas pela Teixeira Duarte, representam um passo significativo para o crescimento econômico e turístico no nordeste brasileiro.
O projeto faz parte do consórcio da Aena Brasil que também revitalizou o Aeroporto de João Pessoa, consolidando a Teixeira Duarte como uma escolha líder em projetos aeroportuários.
Após a conclusão das obras, o aeroporto agora tem a capacidade de atender a 250 mil passageiros por ano, um passo significativo para atender o crescente fluxo de viajantes na região.
A implementação do projeto abrangeu uma série de atividades estratégicas, confira:
Ampliação da Infraestrutura
- A área de construção foi expandida para um total de 5.134,02 m², com foco principal na reforma e ampliação do Terminal de Passageiros, que agora incorpora 3.492,35 m² dessa extensão. Essa expansão proporciona maior capacidade operacional, melhor circulação e conforto de passageiros e áreas dedicadas a serviços adicionais.
- O Prédio Administrativo passou por uma reforma abrangente, agregando 740,90 m² ao seu espaço de forma a contribuir para a eficiência operacional.
- A implementação de dois pavimentos representa uma abordagem eficiente na otimização do espaço disponível, acomodando operações aeroportuárias de maneira mais eficaz, oferecendo flexibilidade e adaptabilidade.
Desenvolvimento da Infraestrutura Aeroportuária
- A implementação de um novo Pátio de Estacionamento de Aeronaves foi uma medida estratégica para se adequar ao Plano de Zona de Proteção (PZP), de forma a aprimorar a logística operacional e acomodar aeronaves de maneira mais eficiente.
- A introdução de um novo acesso, conhecido como Taxiway, proporciona uma ligação direta da pista de pouso e decolagem ao novo pátio, otimizando o fluxo de tráfego aéreo e minimizando tempos de espera.
- As adaptações na pista, especialmente a instalação das novas áreas de segurança de extremidade de pista (RESAS) nas cabeceiras 13 e 33 visam garantir operações aéreas mais seguras e eficazes.
- A escolha estratégica de incorporar estruturas metálicas fortalece a base da infraestrutura aeroportuária. Além de conferir resistência, essa abordagem oferece versatilidade estrutural, adaptabilidade e longevidade das instalações.
Inovação e Sustentabilidade
- A implementação de um sistema de iluminação com sensores de presença e ajuste automático de intensidade reflete o compromisso com a eficiência energética.
- A instalação de fachadas em vidro otimiza a entrada de luz natural nas instalações, criando ambientes mais arejados e reduzindo a dependência de iluminação artificial.
- A introdução de pavimentos técnicos ajuda a otimizar a eficiência operacional do aeroporto, facilitando a manutenção de sistemas e instalações.
- As inovações nos sistemas hidráulicos e de gestão de resíduos visam não apenas a eficiência, mas a adoção de práticas ecologicamente corretas.
Este projeto não apenas eleva o padrão da infraestrutura regional, mas também destaca o compromisso da Teixeira Duarte com a inovação técnica e a excelência, superando desafios como logística, suprimentos, formação e retenção de mão de obra local, entre tantos outros comuns a esse tipo de operação.