A parceria entre GreeNexUS e Teixeira Duarte proporcionou à empresa participar na primeira semana de formação do projeto, realizada na cidade de Imola, em Itália, no final de maio. A iniciativa, promovida pela Universidade de Bolonha, envolveu 10 alunos doutorandos e membros do Executive Board, Training Committee e Supervisory Board do GreeNexUS, assim como professores de universidades europeias, centros de pesquisa, empresas e ONGs participantes da associação.

Com foco na partilha de conceitos sobre urbanismo verde, o programa incluiu uma série de palestras, workshops e um hackathon. Nas sessões foram discutidas algumas soluções construtivas que têm sido adotadas, como coberturas verdes e cidades-esponja, bem como metodologias e abordagens práticas. Outros assuntos abordados foram a regeneração de contextos urbanos consolidados e a metodologia Life Cycle Thinking em novas infraestruturas verdes.

Além das atividades formativas, a GreeNexUS Week incluiu as etapas curriculares de avaliação, o acompanhamento dos doutorandos e o progresso do projeto. O objetivo é garantir que os regulamentos e processos estão sendo executados de forma a assegurar a conformidade, a eficiência e o sucesso do projeto.

Inserido no Marie Skłodowska-Curie Actions, um programa de referência na União Europeia, o GreeNexUS é financiado pelo “Horizonte Europa”, programa-quadro de Investigação e Inovação da União Europeia, e permite que um total de 20 instituições de 9 países europeus possam trabalhar em 10 temas específicos e multidisciplinares que pretendem transformar as cidades da Europa para se tornarem mais verdes, saudáveis e seguras, ajudando a reduzir as ameaças ao bem-estar mental e físico de uma sociedade em envelhecimento e com crescentes desigualdades.

A Teixeira Duarte é, em conjunto com 6 universidades, beneficiária deste projeto totalmente financiado. A empresa lidera o tema “Green-BIM” e, em colaboração com o Instituto Superior Técnico, está orientando o projeto de doutorado “DC6-BIM workflow for green high–performance building: design to construction”.