Detalhes do Projeto
ESTAÇÃO DO METROPOLITANO DO TERREIRO DO PAÇO
Cliente: Metropolitano de Lisboa, E.P.
Localização: Praça do Comércio – Lisboa – Portugal
Ano de conclusão: 2006
Esta empreitada caracterizou-se pela construção da estação do metropolitano do Terreiro do Paço que pertence à Linha Azul – Baixa-Chiado/Santa Apolónia. A estação está localizada na zona histórica da cidade, condicionada pela vizinhança de edifícios de elevado valor histórico e patrimonial, a que acresce uma envolvente geotécnica e hidrogeológica de elevada complexidade. A estação apresenta como dimensões gerais, 148 m de comprimento, 28 m, de largura e 28 m de profundidade no ponto mais profundo de escavação. A laje inferior da estação encontra-se a cerca de 20 m abaixo do nível médio das águas do rio Tejo. Execução de uma cortina de contenção formada por 427 estacas secantes com 1.50 m de diâmetro e 36 m de profundidade, com um afastamento entre estacas secundárias de 1.75 m que definem o contorno da estação. Após a execução das estacas de contenção, foi executada uma laje profunda de jet-grouting, com 3 metros de espessura ao nível do equador do túnel existente e previamente preenchido com concreto leve de baixa resistência (4Mpa), a qual serviu de reforço ao sistema de escoramento durante a escavação e contribui para a redução dos deslocamentos da parede da cortina de contenção. Em simultâneo a este trabalho (2.655 colunas de jet-grouting T-2 com 0.80 de diâmetro, correspondendo 57.288 ml de furação e 5.342 m3 de terreno tratado), procedeu-se à execução de tratamento dos embosques, também com jet-grouting T-3 com colunas de 2.0 m de diâmetro.
Após esta fase, foi executada uma viga de encabeçamento das estacas em toda a periferia da estação com 1.5 m de altura e 2.3 m de largura, seguindo-se a escavação no interior da cortina de contenção. Esta acção foi acompanhada pela execução de uma parede de forro em concreto armado no sentido descendente com 0.80 m de espessura e solidarizada à cortina de estacas. Esta parede tem por função o reforço à resistência da cortina de contenção formada pelas estacas secantes, bem como de apoio ao sistema de escoramento metálico. Este sistema foi constituído por 18 alinhamentos e em corte 5 níveis de colocação. Cada alinhamento tinha dois tubos metálicos interligados por travessas, perfazendo um total de 180 tubos Fe-510 com 710 mm de diâmetro e espessura variável entre 16.0 mm e 25 mm. A estabilização final da contenção periférica foi assegurada pela concretagem das lajes de piso que funcionam como diafragmas, sendo realizado em simultâneo com a remoção progressiva das escoras metálicas. Durante toda a execução da empreitada foram implementados vários sistemas de monotorização e instrumentação, nomeadamente nos terrenos e elementos estruturais considerados críticos, nomeadamente nas escoras metálicas.
Execução das estruturas internas e toscos dos acessos Nascente e Poente da Estação, tendo sido estes trabalhos complementares aos da estrutura periférica e dos acessos Nascente e Poente objecto de outras duas Empreitadas executadas por este Agrupamento. As paredes moldadas laterais estão escoradas entre si por um sistema de vigas transversais apoiadas por duas linhas longitudinais de pilares distanciados 7 m entre eixos. Sobre estas estruturas estão apoiadas as lajes e escadas, de que se pode evidenciar o conjunto de escadas que parte do Átrio Principal e que faz a ligação com o espaço central do corpo da estação e o Átrio Intermédio è cota -12,15, de onde se pode fazer o reconhecimento visual de todo o espaço e a sua ligação com o Interface Fluvial Sul e Sueste.
Foram também executados os acabamentos, baixa tensão e AVAC da Estação do Terreiro do Paço, onde constaram os seguintes trabalhos:
– Betões e Argamassas;
– Alvenarias;
– Revestimento de Paredes;
– Revestimento de Tectos e Coberturas;
– Revestimento de Pavimentos;
– Cantarias;
– Pinturas;
– Carpintarias;
– Serralharias;
– Redes de águas, incêndio, esgotos, drenagem e gás;
– Redes eléctricas de baixa tensão, telecomunicações e AVAC;
Dados e quantidades significativas:
Escavação: 106.700 m3
Estacas de contenção Ø 1500 mm: 15.039 ml
Estacas Ø 1500 mm apoio à laje de fundo: 2.044 ml
Estacas de contenção Ø 800 mm: 7.614 ml
Escoramento metálico em FE510: 2.250 ton
Aço A500: 7.300 ton
Concreto: 76.550 m3
Escora de Jet-Grouting
Furação: 57.288 ml
Tratamento: 5.342 m3