Ponte Hercílio Luz 5

Cartão postal de Florianópolis, Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz é a maior ponte pênsil do Brasil, a terceira maior da América Latina e uma das maiores do mundo. É também considerada Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico nacional.

Maior obra de arte suspensa do Brasil e único exemplar no mundo com sistema de suspensão com barras de olhal, utilizando a estrutura treliçada como parte integrante, numa extensão total de cerca de 820 metros, tendo o vão central um comprimento de 340 metros.

 

Em 1991, devido a falhas estruturais que comprometiam sua segurança, a Ponte Hercílio Luz  foi interditada, e permaneceu assim por 28 anos. Até que a expertise do Grupo Teixeira Duarte tornou possível sua reativação. 

Para isso, foi determinante o trabalho sério e comprometido da Teixeira Duarte que, fiel aos seus valores e missão,  honrou seu compromisso com o Estado de Santa Catarina. Assim, tornou possível a reabertura desta obra de arte dentro dos prazos acordados e cumprindo com todos os padrões de qualidade e segurança exigidos.

Sobre a Obra

Durante o projeto de restauração e reabilitação da Ponte, a Teixeira Duarte substituiu nesta obra  mais de 2.200 toneladas de estruturas metálicas, instalou 900 toneladas em estruturas provisórias de apoio e 2.100 toneladas de novas estruturas.

Todas as fundações da ponte ganharam reforços estruturais.

A Empresa projetou uma ensecadeira metálica para reforçar a base dos pilones, que se mostrou primordial para o processo.

Ao longo desta obra também foram realizadas inúmeras transferências de carga, que acompanharam as diversas desmontagens e montagens de elementos metálicos.

Transferência de Carga Inicial

Para a transferência de carga inicial, a Empresa dividiu o processo em etapas, sempre acompanhadas de complexo sistema de monitoramento de deslocações e tensões. Em todas essas as etapas, os desvios verificados entre o modelo teórico e as reações medidas na ponte nunca ultrapassaram a tolerância de 10%, definida pelo projetista. Isto permitiu cumprir o cronograma, sem atrasos.

Sistema de Suspensão

sistema de suspensão da ponte também foi completamente substituído. Assim, a substituição incluiu  mais de 5.500m³ de plataforma suspensa, 360 barras de olhal, 28 cabos pendurais, 4 selas, além da aplicação de mais de 210 mil novos rebites, por exigência do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Substituição de Selas e Rótulas

substituição das selas foi mais um procedimento complexo. Fabricadas por fundição em aço especial, cada uma pesava mais de 7 toneladas. Seu peso, seu posicionamento e os meios de elevação necessários para a sua movimentação fizeram com que a substituição fosse tão dificultosa, inclusive necessitando o acompanhamento de uma equipe de alpinistas.

Já as rótulas foram substituídas por peças com as mesmas formas e dimensões, também por exigência do IPHAN. Cada uma pesava mais de 17 toneladas. Assim, tornou sua substituição uma das operações de maior complexidade e risco.

Maciços

Quanto ao novo maciço continental, a Teixeira Duarte apresentou uma solução adequada à imposição do IPHAN, economicamente favorável e compatível com o atual traçado da Via Beira-mar Continental, à demolição integral do maciço existente e à reconstrução baseada nas dimensões originais. Já do lado da Ilha, onde não existiam restrições impostas pela proximidade das vias de comunicação, o maciço de ancoragem foi reforçado.

Barras de Olhal

Para processo de montagem das barras de olhal, um dos mais complexos, a Teixeira Duarte desenvolveu um dispositivo auxiliar, permitindo o ajuste e a centricidade do furo exigida para a montagem dos últimos dois pinos.

Transferência de Carga

Depois de todos os pendurais montados, deu-se início à transferência de carga final, realizada em duas etapas distintas.

A primeira consistiu em baixar a treliça em 4 passos de 110 milímetros.

Já a segunda fase incluiu a montagem das passarelas e do estrado da pista rodoviária, até a estrutura provisória de sustentação inferior ser liberada e a ponte voltar a estar suspensa em um novo sistema de barras e pendurais.

Pintura

Para a finalização da obra, foram executados cerca de 70.000m² de pintura. Além disso, quase toda a estrutura metálica da ponte foi jateada a seco.

Reabertura da Obra

Tudo isso para que no dia 30 de dezembro de 2019,  a ponte fosse reaberta, após tantos anos de interdição. Conforme compromisso firmado pela Teixeira Duarte, a obra foi entregue na data acertada, seis meses antes do prazo contratual.

 

Websérie – Processo de Reabilitação da Ponte Hercílio Luz

Diante da diversidade e complexidade dos trabalhos, todas as etapas e processos realizados na restauração e reabilitação da Ponte Hercílio Luz foram documentadas. Assim, a Teixeira Duarte desenvolveu uma websérie, lançada no seu canal do Youtube.

Você pode assistir a todos os episódios acessando aqui.

A Teixeira Duarte utilizou técnicas de construção modernas para tornar essa restauração possível,  inclusive com estruturas de suporte transportadas por via marítima. Além disso, toda esta obra de reabilitação foi comparada à complexidade da construção de uma ponte do zero.

Para a Teixeira Duarte é um imenso privilégio e motivo de muito orgulho ter realizado a restauração e reabilitação da Ponte Hercílio Luz. A despeito de toda a sua grandiosidade e complexidade, a obra executada respeitando a sua história e relevância, contribuindo para que essa obra emblemática de Santa Catarina esteja novamente acessível.