A parceria entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Teixeira Duarte proporcionou aos alunos vencedores do desafio Hackathon 2024 uma vivência única de integração entre teoria e prática. A Teixeira Duarte abriu suas portas, permitindo que os estudantes experimentassem um dia de imersão nas suas instalações, enriquecendo seu aprendizado e aproximando-os do ambiente corporativo.
Os estudantes, a mentora Profª Ms Tatiana Aiello e a coordenadora do curso de engenharia civil Profª Kamila Seko foram recebidos na sede da Teixeira Duarte, onde puderam conhecer a equipe e a atuação multissetorial da empresa, tanto no Brasil como no exterior.
A visita incluiu a apresentação dos diversos departamentos do escritório central e a oportunidade de interagir diretamente com os diretores de cada área de negócios em uma roda de conversa em que compartilharam suas experiências, desafios e estudos de caso práticos.
No decorrer desse dia, a diretora de projetos, Laura Esteves, falou sobre a motivação do desafio lançado no Hackathon e apresentou uma análise dos projetos vencedores. A imersão também incluiu uma visita ao polo operacional, onde os alunos puderam examinar de perto alguns dos equipamentos utilizados na área de Geotecnia e Fundações, bem como o processo de manutenção das máquinas, proporcionando uma compreensão detalhada das operações práticas da empresa.
Este intercâmbio entre empresa e faculdade proporcionou aos estudantes uma visão real do ambiente corporativo, da amplitude de atuação nas diversas áreas da engenharia e da construção e, sobretudo, a interação entre a alta gestão da empresa e alunos, os futuros engenheiros na sociedade.
A experiência também incluiu a participação em um processo seletivo, do qual dois destes alunos foram selecionados e integrarão a equipe no segundo semestre de 2024, reafirmando o compromisso da Teixeira Duarte com o futuro, moldando novas gerações de profissionais preparados para unir teoria e prática em suas carreiras.