Liderança Transformadora: Capacitação para uma gestão mais humanizada

No início de agosto, a obra da Barragem em Mariana (MG) fortaleceu sua equipe de gestão com o treinamento “Liderança Transformadora”, realizado com o intuito de capacitar os líderes, oferecendo as ferramentas necessárias para aprimorar a gestão de equipes, a tomada de decisões e a comunicação eficaz. Esse treinamento foi cuidadosamente elaborado para desenvolver competências essenciais, como liderança, resolução de conflitos, motivação de equipes e estratégias inovadoras para enfrentar os desafios do setor.

Ministrado por Jucelio Fogaça, engenheiro com especialização em Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas, com mais de 15 anos de experiência na área, o workshop “Liderança Transformadora” contou com 65 participantes e ofereceu uma nova abordagem de liderança, destacando a importância de um modelo que prioriza as pessoas, além dos processos. Essa mudança na mentalidade dos líderes visa melhorar os resultados da empresa e das equipes.

Eventos como esse reforçam o compromisso da Teixeira Duarte com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. A empresa reconhece que, ao apoiar essas relações, proporciona um ambiente de trabalho mais saudável e inspirador, favorecendo o crescimento e o bem-estar da equipe para fazer a diferença por um mundo melhor.

História de uma foto: reforço na estrutura da Barragem de Santana

No período de 2021 a 2023, a Barragem de Santana, localizada em Itabira (MG), passou por um processo de reforço em sua estrutura de forma garantir mais segurança, conduzido pela pela Teixeira Duarte (EMPA).As medidas adotadas foram essenciais para elevar o coeficiente de segurança e garantir a integridade da barragem, vital para as operações industriais da região.

As intervenções incluíram a aplicação de aterro compactado para reforço estrutural, a criação de um acesso à ombreira esquerda para facilitar trabalhos em áreas críticas, e a instalação de sistemas de drenagem interna e superficial. Esses sistemas foram projetados para controlar a pressão da água e evitar erosões, contribuindo para a durabilidade da barragem. A etapa final envolveu a aplicação de revestimento vegetal, que ajudou a estabilizar a estrutura e a integrá-la ao ambiente natural.

O trabalho reflete o compromisso da Teixeira Duarte em entregar uma engenharia de valor – com soluções inovadoras, entrega dentro do prazo e nos altos padrões de segurança.

A evolução do Lote 1B da FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste)

As obras do Lote 1B do Projeto FICO avançam de forma significativa. Nos primeiros quatro meses de contrato, a Teixeira Duarte executou a montagem dos canteiros sociais e industriais, dando início ao desenho de todo o corredor da infraestrutura, começando a desenhar a obra em todos os segmentos

Nos trabalhos da Ponte do Rio dos Bois foram iniciadas as fundações em estacas no mês de julho de 2024, antecipando a execução das obras de arte para o primeiro ano de contrato, prevendo-se no segundo ano a montagem dos tabuleiros de estrutura mista aço-concreto.

Em 22 meses, serão construídos 27,70 km de infraestrutura para instalação, envolvendo a dedicação de mais de 1000 colaboradores e 200 equipamentos. Com um total de 4,3 milhões m³ de escavação, 3,2 milhões m³ de aterro e 145 km de drenagem, a infraestrutura se expande, beneficiando os municípios de Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás e Santa Terezinha.

O Projeto FICO não só fortalece a malha ferroviária do Centro-Oeste, mas também promove melhorias logísticas e econômicas essenciais para a região e para o Brasil. A Teixeira Duarte se destaca ao transformar desafios em oportunidades, sempre com uma visão sustentável e responsável, dando mais um passo importante na missão de desenvolver comunidades sustentáveis e conectadas.

Inovação na obra Porto Futuro II – Novo dispositivo melhora eficiência e ganha reconhecimento

Novo dispositivo melhora eficiência e ganha reconhecimento

Com uma mente inovadora que busca identificar, questionar e resolver problemas, a equipe da Teixeira Duarte da obra de Porto Futuro II, em Belém, fruto de uma parceria do governo do estado do Pará com a Vale, desenvolveu um novo dispositivo para a ligação das próteses secundárias, visando aumentar a segurança e a eficiência do processo. Essa solução, proporcionou um reconhecimento merecido pelo excelente desempenho da equipe durante o processo do Kaizen.

Anteriormente, a atividade de instalação das próteses secundárias exigia o uso de barrotes para facilitar o alinhamento. Esse método aumentava a complexidade do trabalho e o risco de acidentes. A criticidade do processo era considerada média, refletindo os desafios enfrentados pela equipe.

Com a criação do novo dispositivo, a montagem e o alinhamento das próteses secundárias foram otimizados. Agora, o processo é mais ágil e seguro, minimizando os riscos de prensamento de membros. Essa inovação resultou em uma maior proteção das mãos e dedos dos trabalhadores e um aumento significativo na produtividade do serviço. A criticidade do processo foi reduzida de médio para baixo, demonstrando o impacto positivo da inovação.

A Teixeira Duarte parabeniza a equipe da obra de Porto Futuro II pela inovação e consequente reconhecimento. A empresa apoia e incentiva a cultura de reengenharia, sempre em busca de novas soluções para executar seus projetos e obras, visando entregar uma engenharia de valor que garanta a segurança, eficiência, excelência e a satisfação de seus clientes.

Teixeira Duarte reestrutura instalações para moinho da Cimentos Liz em Vespasiano (MG)

A Teixeira Duarte desempenhou um papel fundamental na modernização das instalações da fábrica da Cimentos Liz em Vespasiano, Minas Gerais, facilitando a instalação do novo moinho MC-IV e seus periféricos, no ano de 2011. Essa iniciativa envolveu a execução de infra e superestruturas civis e a adaptação das instalações existentes, destacando a multissetorialidade e a complexidade do trabalho realizado.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A contribuição da Teixeira Duarte incluiu o fornecimento completo de materiais, a alocação de equipamentos e a mobilização de mão de obra direta e indireta. Todas as atividades foram conduzidas conforme rigorosos padrões de qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente. Utilizando controles topográficos e tecnológicos avançados, além de implementar um robusto sistema de garantia de qualidade, a empresa reafirmou seu compromisso com a excelência e a sustentabilidade.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esta obra foi atestada com a Certificação ABNT 11578 Qualidade de Produtos, ISO 9001 Gestão de Qualidade, ISO 14001 Gestão Ambiental e o reconhecimento da WBCSD, por meio da participação no programa Iniciativa para Sustentabilidade do Cimento, em prol do desenvolvimento sustentável.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nesta parceria, Cimentos Liz e Teixeira Duarte demonstram seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social, reconhecendo que o trabalho em conjunto é fundamental para enfrentar as barreiras e os desafios rumo a mudanças positivas que impactam toda a sociedade.

Obras de revitalização do Porto Futuro II em Belém – Rumo à Conferência do Clima da ONU

A Teixeira Duarte está executando a obra de revitalização do Porto Futuro II, iniciada em outubro de 2023, que trará  um impacto significativo para a cidade de Belém (Pará). O projeto do Governo do Estado do Pará em parceria com a Vale faz parte dos preparativos para sediar a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), programada para novembro de 2025. Parte da área portuária será transformada com a construção de espaços gastronômicos, memoriais, salas de exposições e praças, além da recuperação dos guindastes portuários e a criação de áreas de estacionamento e circulação interna.

As obras incluem a modernização e adaptação de armazéns antigos para novos usos, promovendo a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da região. Estes locais, anteriormente destinados ao armazenamento e logística, agora se tornarão centros de cultura e lazer, contribuindo para a revitalização urbana e a valorização do espaço público. 

Após mais de seis meses, os avanços das obras são notáveis. Entre os marcos importantes alcançados estão a remoção de toda a cobertura dos cinco armazéns, a recuperação das estruturas metálicas, e a execução das fundações dos mezaninos, entre outros serviços essenciais. 

Atualmente, o projeto envolve mais de 300 trabalhadores, muitos dos quais são residentes de Belém. Isso reforça o compromisso da Teixeira Duarte com a contratação local, promovendo o crescimento econômico inclusivo das comunidades onde opera. Além disso, a empresa implementa práticas de sustentabilidade em todas as etapas da obra, minimizando impactos ambientais e promovendo o uso responsável de recursos. Essas ações não apenas melhoram a infraestrutura local, mas também contribuem para a construção de um mundo melhor.

1 2 3 5