O projeto tem grande importância para garantir a estabilidade do fornecimento de energia no Espírito Santo
A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções concluiu a obra da Subestação Rio Novo do Sul – 345/138 KV, no Espírito Santo, que está em fase final de entrega. A obra foi planejada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), concessionada à Empresa Transmissora Capixaba S.A. (ETC), pertencente à Alupar Investimentos S.A.
A importância da obra
Com extensão de 6,6 hectares e investimento de R$ 150 milhões, esta obra tem uma grande importância para o estado, pois seu principal objetivo é garantir o fornecimento mais estável de energia para a região Sul do Espírito Santo. Isso porque ela possibilita a interligação das linhas de transmissão de 138KV Cachoeira e Guarapari às linhas 345KV Campos e Vitória.
A ETC apresenta sinergia com outros dois empreendimentos em implantação pela Alupar Investimento S.A. (Transmissora Paraíso de Energia S.A. – TPE e Transmissora Caminho do Café S.A. – TCC) que em conjunto, formarão um importante eixo de transmissão entre o sul da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo para escoamento da energia dos atuais e futuros empreendimentos de geração eólica do Nordeste
Além disso, ela auxilia diretamente no desenvolvimento da economia na região, onde gerou diretamente mais de 250 vagas de emprego. Segundo o governador do estado, Paulo Hartung, a obra é necessária para o progresso. “Para ter desenvolvimento, é preciso ter estrutura e a energia elétrica é fundamental. Estamos nos preparando para construir um novo ciclo de desenvolvimento no Sul do Espírito Santo. A região necessita”.
O projeto
A área de implantação da Subestação é de 38.772m² e a Teixeira Duarte foi responsável pela drenagem superficial e profunda do terreno, a malha de aterramento, a construção de edifícios de comando, as fundações e montagem de postes e pórticos, além da fundação de 7 transformadores.
Foram instalados 2.534 metros de tubos de drenagem, 611 fundações indiretas executadas, 545 postes e 7 bases de transformadores e paredes corta-fogo. A área de edificações construídas foi de 750m². No total, foram utilizados 3.468m² de concreto e 166t de aço.
Esta obra marca a trajetória da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, por ser a primeira subestação construída no Brasil pela Empresa, e pela oportunidade de participar de um projeto tão fundamental para o estado do Espírito Santo.
Confira os detalhes desta obra .