Em 2013, A Teixeira Duarte realizou a substituição da Ponte Metálica Ferroviária sobre o Rio Santa Joana, localizada na Estrada de Ferro de Vitória a Minas, entre Colatina e Itapina (ES), em uma parceria entre os departamentos de Reabilitação e Metalomecânica.
A ponte, construída na década de 1940 como parte da primeira linha ferroviária da EFVM, tem um vão único de 41 metros e é composta por uma treliça metálica apoiada em encontros de concreto armado com fundações de estacas de madeira. O projeto envolveu:
- Substituição da ponte e reforço dos encontros.
- Reforço das fundações com estacas raiz e ampliação dos encontros de concreto.
- Pré-montagem de uma nova treliça metálica de 210 toneladas ao lado da linha.
- Construção de estruturas auxiliares para a substituição da ponte.
- Troca da treliça existente pela nova.
- Desmontagem cuidadosa da ponte antiga para possível remontagem futura.
- Remoção das estruturas auxiliares.
O diferencial foi o desenvolvimento de uma solução inovadora, que reduziu drasticamente o uso de estruturas auxiliares, permitindo oferecer um valor muito mais competitivo.
Com essa obra, a Teixeira Duarte ampliou sua atuação no segmento de pontes metálicas, tendo realizado mais de cinco projetos nesse setor desde então no Brasil. Isso reafirma a capacidade da empresa de enfrentar desafios complexos e entregar soluções eficientes por meio de colaborações multissetoriais.
🌉 Confira neste link a Linha do Tempo sobre Obras de Pontes e Viadutos: https://www.teixeiraduarteconstrucao.com.br/obras/pontes-e-viadutos/linha-do-tempo/
👉 E quer saber mais sobre o Portifólio de Projetos de Reabilitação de Patrimônios e Estruturas, clique no link: https://www.teixeiraduarteconstrucao.com.br/obras/reabilitacao-de-patrimonios-e-estruturas/