Cerimônia marca lançamento da pedra fundamental das obras de ampliação e modernização do Porto Velho Airport

  • Obras promoverão maior segurança e operações mais eficientes, para entregar melhor qualidade de serviços aos passageiros;
  • Melhorias na pista para garantir a capacidade do terminal;
  • Contribuição para o desenvolvimento do Estado.

 

A VINCI Airports iniciou as obras de modernização e ampliação do Porto Velho Airport na capital do estado de Rondônia. O lançamento da pedra fundamental das obras de modernização e ampliação do terminal ocorreu na terça-feira (06/06), com a presença de autoridades locais e aeroportuárias e representantes de instituições parceiras.

As obras, que devem ser concluídas no segundo semestre de 2024, contemplam a construção de uma nova e mais ampla área de embarque, instalação de pontes de embarque, elevadores e escadas rolantes, reforma total da área de fiscalização, construção de uma nova área de utilidades e melhorias na pista de pouso e decolagem.

A execução destas obras foi confiada ao consórcio formado pelas empresas Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A, Alves Ribeiro S.A do Brasil e Actemium (VINCI Energies), todas com larga experiência em projetos de infraestrutura, incluindo os aeroportos de Salvador e de Lisboa, também operados pela VINCI Airports.

A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports, Karen Strougo, destacou: “A VINCI Airports aposta na modernização dos aeroportos que opera, a fim de prover experiências ainda mais positivas aos passageiros. Em Porto Velho, entregaremos um aeroporto completamente diferente, espaçoso, moderno e confortável para os passageiros e, com isso, queremos contribuir ainda mais com a expansão do tráfego aéreo, o desenvolvimento econômico, turístico e social de Rondônia”.

As obras proporcionarão melhorias substanciais para o Aeroporto Jorge Teixeira. Com essas transformações, o aeroporto se consolidará como um importante hub aéreo, capaz de atender à crescente demanda da cidade e impulsionar o desenvolvimento econômico da região, fortalecendo assim a infraestrutura aeroportuária de Porto Velho.

 

Cápsula do tempo

O lançamento das obras também contou com o momento simbólico da formação de uma cápsula do tempo, contendo uma edição do jornal Diário da Amazônia, de 6 de junho, que noticiou o evento, dentre outros objetos e documentos dos dias atuais. Esta ação representa o valor histórico do lançamento da pedra fundamental e marca um momento significativo para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária da região.

 

Sobre o Aeroporto de Porto Velho

Localizado na capital de Rondônia, o Aeroporto de Porto Velho é integrante da rede VINCI Airports, maior operadora privada de aeroportos do mundo. O terminal é um dos maiores da Região Norte e o mais importante do Estado. Alinhada aos compromissos da rede, a unidade passou a adotar padrões globais de operação, buscando oferecer mais eficiência, segurança e melhor experiência de viagem aos passageiros, além de iniciar a implantação de uma ambiciosa política ambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente e valorizando as especificidades culturais de Rondônia

 

Expertise da Teixeira Duarte em Obras Aeroportuárias

Ao longo de sua trajetória centenária nas diversas áreas da Construção, a Teixeira Duarte possui grande expertise em obras aeroportuárias no Brasil e no mundo, englobando implantação; ampliação; retrofit; infraestrutura aeroportuária; trabalhos de pista; modernização; e adequação tecnológica, entre outras.

No Brasil, destacam-se as obras de expansão e melhoria nos aeroportos do Nordeste, em especial no Aeroporto Internacional de Salvador, no qual a Teixeira Duarte liderou o consórcio responsável pela empreitada, em regime EPC, que foi inclusive destacada pela revista “O Empreiteiro” como uma das obras de engenharia mais importantes em 2019, sendo premiada em conjunto com outras construtoras que realizam grandes obras e com reconhecidos padrões de excelência.

Atualmente, a Teixeira Duarte é responsável (em consórcio) pelas obras de expansão e modernização do Aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima, e do Aeroporto Internacional de Porto Velho, em fase inicial de execução; e pelas obras de ampliação do Aeroporto Internacional de João Pessoa – Presidente Castro Pinto e do Aeroporto de Campina Grande – Presidente João Suassuna, em fase final de execução.