Megaempreendimento abriga os comerciantes da Feira da Madrugada, integra o circuito de compras da Capital, além de atrair investimento e gerar empregos.
Em 18 de novembro, foi inaugurado oficialmente pela prefeitura de São Paulo o novo centro de compras do Brás, onde anteriormente estava instalada a Feira da Madrugada. O empreendimento, de 182 mil metros quadrados, foi construído pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A. para a concessionária Circuito das Compras São Paulo SPE S.A., vencedora da concorrência pública, válida por 35 anos.
O empreendimento é o maior centro popular de compras da América Latina, e deverá gerar 20 mil empregos diretos. O novo shopping tem três pavimentos, quatro mil boxes, mil e trezentas lojas, e capacidade para atender 100 mil consumidores diariamente. O local também tem praça de alimentação com cerca de 1,8 mil lugares, banheiros em todos os pisos, e estacionamento para mais de 3,5 mil veículos e 315 ônibus.
O novo shopping, já em funcionamento, traz para a população de São Paulo um espaço de comércio organizado e dentro da legalidade.
A obra
Dentre os principais serviços que foram realizados pela Teixeira Duarte no empreendimento, destacam-se: alvenarias de vedação, com cerca de 85 mil m²; revestimentos de fachada com brises, assim como telas e placas perfuradas, em cerca de 15,6 mil m²; estruturas de cobertura e passarelas com 247 toneladas de aço; revestimentos de 113 mil m² nas paredes; impermeabilizações de 74 mil m²; instalações elétricas, com capacidade para 7.000 KVA; instalações de HVAC, com 3.000 TR; reservatório de água potável com capacidade para 805 m³. Também foram instalados 226 hidratantes, 15.460 bicos de sprinkler, bem como automação predial com sistema de monitoramento e controle. Nas obras da Teixeira Duarte, a sustentabilidade é uma preocupação constante. Por isso, na Feira da Madrugada, foram adotados sistemas de reaproveitamento de águas pluviais para irrigação. Todas as luminárias são em LED, que oferecem uma economia substancial. Também foi executado um sistema de tratamento de água antes de encaminhá-la às redes coletoras públicas.