



A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções S.A. assinou, em consórcio, um contrato com a Concessionária Aeroportos da Amazônia S.A. (Grupo VINCI Airports) para execução das obras de modernização, ampliação e retrofit do terminal de passageiros e melhoria da infraestrutura aeroportuária do sistema de pistas e pátios de dois aeroportos no Brasil: o Aeroporto Internacional de Boa Vista, em Roraima, e o Aeroporto Internacional de Porto Velho, em Rondônia.
Liderado pela Teixeira Duarte, o consórcio inclui a Alves Ribeiro S.A. do Brasil e a Actemium, e contempla uma empreitada em regime EPC (Engineering, Procurement and Construction), Turn-key por Preço Global e com prazo de execução de 18 meses. O desenvolvimento dos projetos básicos e executivos já estão em curso e as obras terão início em janeiro de 2023.
O Aeroporto Internacional de Boa Vista foi inaugurado em 1973 e é o principal aeroporto de Roraima, sendo também o aeroporto servido por voos regulares localizado mais ao norte do Brasil. O Aeroporto Internacional de Porto Velho, inaugurado em 1969, é o terceiro mais movimentado da região Norte em número de passageiros e a principal porta de acesso ao sul do Amazonas, sendo uma importante rota de escoamento da produção agrícola brasileira.
Em outubro de 2019, a Teixeira Duarte concluiu, com sucesso, as obras de expansão e reforma do Aeroporto Internacional de Salvador (fase 1-B), igualmente para a VINCI Airports e no âmbito do mesmo consórcio.
Crédito Fotos: Divulgação/ Will Recarey.
A Teixeira Duarte finalizou em setembro a passarela de interligação do Edifício Guaramomis ao Hospital Moriah, localizado em Moema, São Paulo. Pesando aproximadamente 27 toneladas, a estrutura metálica foi içada e instalada em uma única etapa.
Confira a obra finalizada.
A obra de reforço da Barragem de Santana, em execução pela EMPA, Empresa do Grupo Teixeira Duarte, em Itabira, Minas Gerais, atingiu em agosto a cota de coroamento [667,00], um mês antes do prazo contratual, graças a uma estratégia de antecipação adotada pela equipe devido ao nível de criticidade da segurança da barragem e para não correr o risco dos trabalhos não serem finalizados dentro do período seco.
Em junho, a obra tinha alcançado a cota [647,00], trazendo a barragem para o nível de segurança 1, cumprindo um dos critérios das condições de estabilidade e segurança da barragem em operação. A água da Barragem de Santana faz a alimentação e a refrigeração de todas as unidades industriais de Itabira. A cota [667,00] eleva a barragem para o nível 0 de segurança (este nível será plenamente atingido após a finalização das obras de tamponamento da barragem, atualmente em curso).
O escopo para aumento do Coeficiente de Segurança da estrutura compreendeu a execução de reforço com aterro compactado; execução de acesso à ombreira esquerda; sistema de drenagem interna (filtros); drenagens superficiais; instrumentação, sondagens e proteções; demolições e limpezas; revestimento vegetal.
A Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias Ltda., empresa do Grupo Teixeira Duarte, integra o consórcio responsável pela construção de 50,2 Km de superestrutura de via permanente, em bitola mista, sem aplicação do 3º trilho, no lote MVP01 da ferrovia Transnordestina, trecho Missão Velha – Pecém, no Ceará. O contrato com a TLSA – Transnordestina Logística S.A., controlada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), foi assinado no último dia 9 de agosto, com duração de 7 meses.
A ferrovia Transnordestina é a maior obra linear em execução no Brasil. Com 1.753 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. O projeto realiza o antigo sonho de integração nacional, além de incentivar a produção local e promover novos negócios.
A ferrovia terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para granéis sólidos (minério e grãos). Ao promover a integração, a Transnordestina se consolida como um elo fundamental para dinamizar a economia do Nordeste e aproximar o Brasil dos principais mercados mundiais.
A Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias Ltda., empresa do Grupo Teixeira Duarte, assinou com a FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A., contrato para a remodelação de via permanente, com a substituição de dormentes de madeira por dormentes de concreto, e remodelação de pátio, com substituição de trilhos perfil TR32/37 por perfil TR68 e de pátio, em Caxias, no Maranhão.
Controlada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a FTL é uma empresa privada que transporta cargas ferroviárias desde 1998 e tem a concessão da Malha Nordeste da antiga Rede Ferroviária Federal S.A.
Atualmente, a linha ferroviária em operação, com 1.237 km em bitola métrica, liga os portos de Itaqui (São Luis/ MA), Pecém (São Gonçalo do Amarante/ CE) e Mucuripe (Fortaleza/ CE), promovendo a integração e dinamizando a economia regional. Em 2021, a empresa transportou 2,9 milhões de toneladas de cargas variadas, como celulose, combustíveis e cimento, entre outras.