O impacto do planejamento da instituição de saúde em sua futura expansibilidade

Especialista em obras de alta complexidade, a Teixeira Duarte tornou-se uma das construtoras de maior expertise no que concerne à construção e infraestrutura hospitalar.

A empresa dimensiona um corpo técnico altamente capacitado, visando não somente o gerenciamento dos trabalhos contratados, mas também participando desde o início do estudo de soluções técnicas e econômicas.

Como consequência, o produto final, quando entregue, sempre incorpora a longa experiência técnica da Teixeira Duarte, obtendo um resultado final que supera as expectativas iniciais.

Três obras da Teixeira Duarte – Hospital Alvorada Brasília, Hospital Alvorada Moema e Hospital Carlos Chagas – foram destaque na revista Healthcare Management.

 

Confira a matéria completa no Grupo Mídia e na edição 62 da revista Healthcare Management.

Cerimônia marca conclusão da 1ª fase de obras do Aeroporto de Salvador

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções tem orgulho de ter finalizado a primeira fase das obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Salvador. A cerimônia de entrega aconteceu na tarde desta quarta-feira (11) com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais.

Participaram da solenidade o prefeito de Salvador, ACM Neto; o governador do estado, Rui Costa; o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas; o presidente da Agência Nacional de Aviação (ANAC), José Ricardo Botelho; Nicolas Notebaert, CEO e presidente da Vinci Airports, empresa que administra o aeroporto; e Julio Ribas, Diretor Presidente do Salvador Bahia Airport.

A reforma aumentou a capacidade total do aeroporto, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano, e proporcionou um ambiente mais seguro, confortável e eficiente. Com valor total de R$ 600 milhões, o projeto chegou a empregar cerca de 1.200 trabalhadores. O contrato em regime EPC para execução, reforma e expansão do Aeroporto de Salvador foi adjudicado ao consórcio liderado pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, em março de 2018, pela Concessionária do Aeroporto de Salvador, S.A, empresa do Grupo Vinci Airports.

 

Confira o filme e algumas matérias sobre a conclusão da obra e cerimônia:

 

http://transportes.gov.br/ultimas-noticias/9361-ministro-da-infraestrutura-participa-da-entrega-de-obras-do-aeroporto-de-salvador.html

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cerimonia-marca-inauguracao-oficial-do-aeroporto-de-salvador/

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/aeroporto-de-salvador-conclui-primeira-fase-de-modernizacao_4825.html

https://www.panrotas.com.br/aviacao/aeroportos/2019/12/aeroporto-de-salvador-podera-receber-ate-15-mi-de-passageiros-por-ano_169861.html

Grupo Teixeira Duarte tem novo endereço no Brasil

O Grupo Teixeira Duarte apresenta seu novo endereço no Brasil. Estrategicamente localizado em um dos principais eixos empresariais de São Paulo, com excelente acesso e infraestrutura,  no Centro Empresarial Nações Unidas, ao lado da Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini.

Toda a equipe da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, Somafel, EPOS, TDGI, EMPA e Serviços Corporativos está agora reunida em um único espaço, facilitando a comunicação e a integração das diferentes áreas de atuação.

Projetado e executado pela própria Teixeira Duarte, tudo foi pensado para apoiar a melhor performance e favorecer a inovação, trazendo o futuro e a sustentabilidade para mais perto. Espaços, hubs de reunião e salas exclusivas foram criados para receber clientes diferenciados, que valorizam a interação e o relacionamento.

Mais que um compromisso com o futuro, um passo importante na trajetória de reforço, consolidação e crescimento do Grupo Teixeira Duarte no Brasil.

Anote nosso novo endereço: Av. das Nações Unidas, 12.901, 2° andar, Torre Norte CENU – Brooklin Novo, São Paulo/SP.

Serra do Rio do Rastro

Obra de contenções da Serra do Rio do Rastro foi concedida à Teixeira Duarte por R$ 19 milhões

No dia 7 de novembro, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina confirmou a concessão da execução das obras de contenções de taludes ao longo do trecho da estrada SC-390 na Serra do Rio do Rastro, num total de 25 pontos de atuação, ao consórcio liderado pela Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. com 97,5%.

Trata-se de um contrato de concepção e construção, estando o projeto a cargo da empresa FGS Geotecnia – que integra o consórcio com uma participação de 2,5% – com um prazo previsto para execução de 12 meses e um valor de contrato equivalente a R$ 19 milhões.

A Serra do Rio do Rastro, localizada no sul do Estado de Santa Catarina, é um dos seus cartões-de-visita, com muitas matas e cachoeiras, paisagens únicas e uma fauna muito diversa. O trecho da estrada onde acontecerá a intervenção tem registrado inúmeros e repetidos desmoronamentos ao longo dos anos, acarretando bloqueios da estrada, o que faz com que estes trabalhos agora adjudicados sejam muito aguardados pelas comunidades locais.

Finalizada a obra da Subestação Rio Novo do Sul

O projeto tem grande importância para garantir a estabilidade do fornecimento de energia no Espírito Santo

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções concluiu a obra da Subestação Rio Novo do Sul – 345/138 KV, no Espírito Santo, que está em fase final de entrega. A obra foi planejada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), concessionada à Empresa Transmissora Capixaba S.A. (ETC), pertencente à Alupar Investimentos S.A.

A importância da obra

Com extensão de 6,6 hectares e investimento de R$ 150 milhões, esta obra tem uma grande importância para o estado, pois seu principal objetivo é garantir o fornecimento mais estável de energia para a região Sul do Espírito Santo. Isso porque ela possibilita a interligação das linhas de transmissão de 138KV Cachoeira e Guarapari às linhas 345KV Campos e Vitória.

A ETC apresenta sinergia com outros dois empreendimentos em implantação pela Alupar Investimento S.A. (Transmissora Paraíso de Energia S.A. – TPE e Transmissora Caminho do Café S.A. – TCC) que em conjunto, formarão um importante eixo de transmissão entre o sul da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo para escoamento da energia dos atuais e futuros empreendimentos de geração eólica do Nordeste

Além disso, ela auxilia diretamente no desenvolvimento da economia na região, onde gerou diretamente mais de 250 vagas de emprego. Segundo o governador do estado, Paulo Hartung, a obra é necessária para o progresso. “Para ter desenvolvimento, é preciso ter estrutura e a energia elétrica é fundamental. Estamos nos preparando para construir um novo ciclo de desenvolvimento no Sul do Espírito Santo. A região necessita”.

O projeto

A área de implantação da Subestação é de 38.772m² e a Teixeira Duarte foi responsável pela drenagem superficial e profunda do terreno, a malha de aterramento, a construção de edifícios de comando, as fundações e montagem de postes e pórticos, além da fundação de 7 transformadores.

Foram instalados 2.534 metros de tubos de drenagem, 611 fundações indiretas executadas, 545 postes e 7 bases de transformadores e paredes corta-fogo. A área de edificações construídas foi de 750m². No total, foram utilizados 3.468m² de concreto e 166t de aço.

Esta obra marca a trajetória da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, por ser a primeira subestação construída no Brasil pela Empresa, e pela oportunidade de participar de um projeto tão fundamental para o estado do Espírito Santo.

Confira os detalhes desta obra .

Aeroporto de Salvador tem mais de 95% das obras concluídas

O Aeroporto de Salvador fica na capital baiana e é um dos dez aeroportos mais movimentados do país. Em 2018, mais de 8 milhões de passageiros viajaram por ele, para cerca de 30 destinos, entre voos domésticos e internacionais.

Então, foi com imenso orgulho que, em abril de 2018, o consórcio liderado pela Teixeira Duarte ganhou um contrato em regime EPC da Concessionária do Aeroporto de Salvador, S.A., empresa do Grupo Vinci Airports que explora vários aeroportos no mundo, para a execução, reforma e expansão do Aeroporto de Salvador. Com prazo de 20 meses e valor total de R$600 milhões, o projeto chegou a empregar cerca de 1.200 trabalhadores no período mais intenso.

Além do retrofit do terminal de passageiros existente para alteração do layout operacional do aeroporto e adaptação do mesmo à normativa vigente, o projeto incluiu também a construção de um Novo Pier capacitado para mais sete pontes de embarque, um edifício de ligação da área ampliada ao terminal existente, a construção de edifícios e instalações auxiliares, nomeadamente estação de tratamento de esgotos, estação de tratamento de resíduos sólidos, estações elevatórias, subestações de energia, entre outros,  a demolição de edifícios. Foram ainda instalados 11 novos elevadores, assim como duas esteiras rolantes, num total de 80m e nove escadas rolantes. Um sistema de transporte e manuseio de bagagens (BHS) foi também preconizado e está sendo finalizado, assim como novos equipamentos de segurança como raio x para bagagens e pórticos detectores de metais.

Já no lado de operação aeroportuária, o projeto contemplou intervenção nas pistas de pouso e decolagem 17/35 e 10/28, assim como a reforma do sistema de taxiamento de aeronaves e a ampliação de pátio. Para conformidade dos sistemas de pistas com a normativa em vigor, várias intervenções de terraplanagem e de drenagem foram também realizadas.

Entre demais destaques, as obras permitirão também novas e melhores experiências, sistemas modernos de ar condicionado e ventilação, e instalação de wi-fi de alta velocidade. Outras transformações de grande importância são: a execução de novos ou atualizados sistemas de detecção e combate a incêndio, de CFTV e de climatização do terminal aeroportuário – através da construção de novas Centrais de Água Gelada e de automação de sistemas -, e uma atualização nas Subestações de Energia e de Geração.

Com o trabalho avançando no período estimado, a nova área chamada de pré-embarque já se encontra em uso: com leitores automáticos de cartão de embarque (BCBP – Bar Coded Boarding Pass), local de revista, que possui detectores de metais e raio-x, mais espaço para filas e nove canais de inspeção, agilizando todo o processo de embarque. E no terminal de passageiros, já foram substituídos cinco elevadores e cinco escadas rolantes, introduzindo mais três elevadores e duas escadas rolantes em área de embarque ampliada, totalmente renovada.

Em agosto, entrou em operação a unificação dos embarques doméstico e internacional, concentrados no segundo pavimento, e a área internacional do novo píer com duas pontes para embarque de aeronaves. Em outubro, com a finalização da área doméstica do novo píer, disponibilizou-se mais quatro pontes de embarque, das quais uma já se encontra em operação. Também em outubro, foi aberto o novo acesso para desembarque, já em funcionamento, melhorando significativamente o fluxo de passageiros no local.

Já foram feitas entregas importantes depois do término de 95% dessas obras, como as pistas de pouso e decolagem, a nova área de embarque, as novas áreas de check-in, a nova circulação vertical. os equipamentos de sustentabiliadde, a Estação de Tratamento de Efluentes, a nova Central de Resíduos, cinco subestações, centrais de água gelada, pátio de aeronaves, novas áreas comerciais etc.

Todas essas melhorias têm como objetivo transformar o terminal em um equipamento de alto padrão, aumentando a capacidade total do aeroporto, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros ao ano, e melhorar a experiência dos passageiros no Aeroporto de Salvador, proporcionando um ambiente mais seguro, confortável e eficiente.