A Somafel – Engenharia e Obras Ferroviárias Ltda., empresa do Grupo Teixeira Duarte, integra o consórcio responsável pela construção de 50,2 Km de superestrutura de via permanente, em bitola mista, sem aplicação do 3º trilho, no lote MVP01 da ferrovia Transnordestina, trecho Missão Velha – Pecém, no Ceará. O contrato com a TLSA – Transnordestina Logística S.A., controlada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), foi assinado no último dia 9 de agosto, com duração de 7 meses.
A ferrovia Transnordestina é a maior obra linear em execução no Brasil. Com 1.753 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. O projeto realiza o antigo sonho de integração nacional, além de incentivar a produção local e promover novos negócios.
A ferrovia terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para granéis sólidos (minério e grãos). Ao promover a integração, a Transnordestina se consolida como um elo fundamental para dinamizar a economia do Nordeste e aproximar o Brasil dos principais mercados mundiais.