A BR-101/BA é um dos corredores rodoviários mais importantes do Brasil, implantada na época do governo militar, cortando o país de Norte a Sul, atravessando 12 estados.
Por sua importância para a logística de transporte nacional, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) vem investindo na ampliação da capacidade de tráfego deste corredor, contando com a EMPA, empresa do Grupo Teixeira Duarte, para duplicar cerca de 80 km dentro do estado da Bahia, partindo da divisa com Sergipe.
As intervenções acontecem em dois trechos contínuos, divididos em dois lotes. O Lote 1, localizado entre a divisa entre Sergipe/Bahia e o Entroncamento com a BA-093/400 (Entre Rios), possui uma extensão de 41,60 km, com mais de 28 km duplicados e 23 km liberados para o tráfego, enquanto o Lote 2, localizado no subtrecho entre a BA-223 (Esplanada) e o entroncamento com a BR-110 (A), possui 41,98 km de extensão, com mais de 17 km duplicados e 5 km liberados.
Principais números da obra:
- Pavimento rígido com 225.000 m³ de concreto para 83,58 km de duplicação;
- Execução de 14 Pontes/Viadutos;
- Restauração de 9 Pontes/Viadutos;
- 3.000.000,00 m³ de Terraplanagem.
Esta obra utiliza tecnologia de ponta, e requer, por sua importância, o mais alto rigor no controle de execução, para garantia da máxima qualidade do serviço prestado.
O pavimento da pista duplicada conta com revestimento composto por placas de Concreto de Cimento Portland (CCP), com maior vida útil e menor custo de manutenção quando comparado às soluções de pavimento flexível, mais comum no Brasil.