Barragens e Energia

Barragens e Energia

A sua visão global, com soluções integradas de elevado nível tecnológico, permite a realização de grandes projetos de engenharia, sendo um dos focos da Teixeira Duarte os setores de geração e transmissão de energia elétrica.
O objetivo principal é prestar serviços de alta qualidade, em um ambiente de grande competitividade e conhecimento técnico, desenvolvendo alternativas e soluções que impactem positivamente no resultado dos clientes e parceiros estratégicos, agregando valor a todos os stakeholders.

A expertise da Teixeira Duarte na área das barragens e energia vem da construção de diversos empreendimentos hidrelétricos do Brasil e no mundo, contribuindo assim para a utilização de fontes de energia limpas e renováveis, em um mundo que se pretende cada vez mais sustentável.

No Brasil destacam-se alguns projetos que atestam a experiência do Grupo Teixeira Duarte nesta área de atuação especifica, designadamente na construção de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), como a PCH São Sebastião do Alto, com13 MW de potência instalada, localizada no Rio Grande, nos municípios de São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena (RJ); a  Pequena Central Hidrelétrica de Areia Branca, em Minas Gerais, instalada no Rio Manhuaçu, com potência instalada de 19 MW, beneficiando os municípios de Caratinga e Ipanema e, também em Minas Gerais, pelo  Reforço e Alteamento da Barragem Itabiruçu, até a cota 850 m e pelo reforço da Barragem de Santana, na mina de Cauê, ambas no município de Itabira/MG. Participou também, em consórcio, no alteamento da Barragem da Mina de Santa Rita, localizada em Ipiaú, no Estado da Bahia, para a mineradora Atlantik Nickel.

Recentemente, a Teixeira Duarte contratou, integrada num consórcio, a execução das obras da Barragem de Fronteiras, em Crateús – a última grande barragem do Ceará – com volume de acumulação de 488 milhões de m³ de água e com o potencial de irrigar seis mil hectares

Outra obra relevante no Brasil foi a construção da Subestação Rio Novo do Sul – 345/138 KV, no Espírito Santo, com extensão de 6,6 hectares, garantindo o fornecimento mais estável de energia para a região Sul do Espírito Santo.

Em sua vasta atuação internacional na área de energia, merece destaque a obra de Reforço de Potência do Aproveitamento Hidrelétrico de Salamonde, no distrito de Braga, Portugal. Com este empreendimento, a produção média bruta de energia renovável passou a ser de 274 GWh/ano, proporcionando efeitos relevantes na melhoria da fiabilidade e da segurança do sistema elétrico português, além de contribuir para o aumento de capacidade de produção nacional com origem em fontes renováveis. Este empreendimento incorpora uma tecnologia inovadora com a utilização de turbinas com efeito reversível. Esta técnica permite o aproveitamento da energia eólica em período de baixa utilização, durante a noite, para bombar de jusante para montante parte da água que serviu para gerar a energia hidrelétrica durante o período diurno, quando se dá a maior demanda. Este sistema constitui um importante contributo para a energia circular na medida em que permite a utilização e otimização de diferentes fontes e energia renovável e o seu reaproveitamento ao longo do ciclo.

 

Conheça mais sobre esta e outras obras de Barragens e Energia realizadas pela Teixeira Duarte:

Execução da Barragem Fronteiras
Reforço da Barragem Santana
Subestação Rio Novo do Sul
Alteamento da Barragem Itabiruçu
Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Rio do Braço
Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São Sebastião do Alto
Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santo Antônio
Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Caju
Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Areia Branca
Projeto de Beneficiamento de Bauxita – 1ª Etapa
Descarregador de Cheias Complementar da Barragem da Paradela
Lagoa da Portela
Barragem de Odelouca
Obras de derivação de Oued Harrach e transferência de Harrach/Douera na Wilaya de Alger
Barragem de Pretarouca
Barragem do Funcho e Conduta Adutora Funcho/Franqueira
Reservatório do Cerro da Mina
Reforço de Potência do Aproveitamento Hidrelétrico de Salamonde
Reabilitação das Comportas e das Peças Fixas da Tomada de Água do Grupo V da Barragem de Belver
Substituição das Comportas Ensecadeiras das Turbinas dos Grupos I e II da Central da Caniçada
Equipamento Hidromecânico para a Barragem do Alvito