A sua visão global, com soluções integradas de elevado nível tecnológico, permite a realização de grandes projetos de engenharia, sendo um dos focos da Teixeira Duarte os setores de geração e transmissão de energia elétrica.
O objetivo principal é prestar serviços de alta qualidade, em um ambiente de grande competitividade e conhecimento técnico, desenvolvendo alternativas e soluções que impactem positivamente no resultado dos clientes e parceiros estratégicos, agregando valor a todos os stakeholders.
A expertise da Teixeira Duarte na área das barragens e energia vem da construção de diversos empreendimentos hidrelétricos do Brasil e no mundo, contribuindo assim para a utilização de fontes de energia limpas e renováveis, em um mundo que se pretende cada vez mais sustentável.
No Brasil destacam-se alguns projetos que atestam a experiência do Grupo Teixeira Duarte nesta área de atuação especifica, designadamente na construção de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), como a PCH São Sebastião do Alto, com13 MW de potência instalada, localizada no Rio Grande, nos municípios de São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena (RJ); a Pequena Central Hidrelétrica de Areia Branca, em Minas Gerais, instalada no Rio Manhuaçu, com potência instalada de 19 MW, beneficiando os municípios de Caratinga e Ipanema e, também em Minas Gerais, pelo Reforço e Alteamento da Barragem Itabiruçu, até a cota 850 m e pelo reforço da Barragem de Santana, na mina de Cauê, ambas no município de Itabira/MG. Participou também, em consórcio, no alteamento da Barragem da Mina de Santa Rita, localizada em Ipiaú, no Estado da Bahia, para a mineradora Atlantik Nickel.
Recentemente, a Teixeira Duarte contratou, integrada num consórcio, a execução das obras da Barragem de Fronteiras, em Crateús – a última grande barragem do Ceará – com volume de acumulação de 488 milhões de m³ de água e com o potencial de irrigar seis mil hectares
Outra obra relevante no Brasil foi a construção da Subestação Rio Novo do Sul – 345/138 KV, no Espírito Santo, com extensão de 6,6 hectares, garantindo o fornecimento mais estável de energia para a região Sul do Espírito Santo.
Em sua vasta atuação internacional na área de energia, merece destaque a obra de Reforço de Potência do Aproveitamento Hidrelétrico de Salamonde, no distrito de Braga, Portugal. Com este empreendimento, a produção média bruta de energia renovável passou a ser de 274 GWh/ano, proporcionando efeitos relevantes na melhoria da fiabilidade e da segurança do sistema elétrico português, além de contribuir para o aumento de capacidade de produção nacional com origem em fontes renováveis. Este empreendimento incorpora uma tecnologia inovadora com a utilização de turbinas com efeito reversível. Esta técnica permite o aproveitamento da energia eólica em período de baixa utilização, durante a noite, para bombar de jusante para montante parte da água que serviu para gerar a energia hidrelétrica durante o período diurno, quando se dá a maior demanda. Este sistema constitui um importante contributo para a energia circular na medida em que permite a utilização e otimização de diferentes fontes e energia renovável e o seu reaproveitamento ao longo do ciclo.