A Geotecnia e Fundações são gênese da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções. O início da atividade da Empresa foi em 1921 com a realização de uma obra de Geotecnia. Desde então, a Empresa construiu a sua história e traçou o seu caminho sempre fiel aos seus valores e missão. O compromisso com a engenharia é uma das imagens de marca da empresa.
Os 100 anos de história que muito nos orgulhamos, não são mais que o reconhecimento do nosso trabalho por parte dos nossos clientes, fornecedores e prestadores de serviços.
Hoje, atuamos e temos experiência em todos os campos da geotecnia, utilizando as tecnologias mais atuais e as melhores práticas na execução de: Paredes Diafragma; Estacas Moldadas; Tratamento, Contenção e Estabilização de Taludes; Jet-Grouting; Reconhecimento Geotécnico e Instrumentação, em qualquer tipo de ambiente e envolvente geológica e geotécnica. Para o efeito, a Teixeira Duarte dispõe, no Brasil, de um parque máquinas de valor superior a 200 milhões de Reais. Este é um dos grandes diferenciais competitivos da Teixeira Duarte para fazer face aos inúmeros desafios técnicos e comerciais que diariamente surgem num ambiente altamente profissionalizado e competitivo.
Dos muitos projetos que temos no nosso portfólio de obras no Brasil destacam-se alguns, que pela sua especificidade e singularidades técnicas, merecem menção especial. Referimo-nos à execução das estacas escavadas na Linha 17 Ouro do Metrô de São Paulo (SP), onde mais de 12.000m de estacas moldadas de grande diâmetro foram executadas num terreno de grande heterogeneidade e complexidade hidrogeológica; e as fundações do Cais Sul, Finger Sul e extensão do Cais Sul no Estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, onde foram executadas estacas escavadas de Ø 1.000 mm com 48 metros de profundidade, num total de 750 estacas, nas fundações das estruturas de acostamento do estaleiro de construção naval.