Para realizar as infraestruturas ferroviárias e metroviárias, o Grupo Teixeira Duarte conta com sua participada Somafel, empresa fundada em 1956, que se dedica exclusivamente a este tipo de infraestruturas. À semelhança dos demais setores da Teixeira Duarte, a Somafel está presente nos diversos mercados em que atuamos, reforçando assim as sinergias de um Grupo com as nossas características.
A Somafel realiza todas as atividades inerentes ao seu objeto, designadamente construção, renovação e manutenção de superestrutura de vias permanentes de passageiros e de cargas, incluindo, quando aplicável, os trabalhos de eletrificação e catenária.
No Brasil, a Somafel é responsável pelas obras de superestrutura ferroviária e auxílio à sinalização para as duplicações de diversos segmentos da Estrada de Ferro de Carajás – EFC, em uma extensão aproximada de 170 Km. A Estrada de Ferro de Carajás é atualmente a maior ferrovia de transporte de mercadorias e passageiros em operação no Brasil e uma das ferrovias com maior capacidade de transporte de mercadorias do mundo. Com aproximadamente 900 km de extensão, por ela são transportados mais de 200 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros por ano.
Também foi responsável pela execução e instalação da superestrutura de via permanente do VLT Carioca. Este Veículo Leve Sobre Trilhos liga o centro da cidade do Rio de Janeiro à Região Portuária, também conhecida como “centro antigo”. Esta linha de VLT soma 28 km de extensão, com 32 paradas, merecendo por isso especial destaque, na medida em que proporciona a integração entre distintos modais de transporte, designadamente; metrô, trens, barcas, teleférico, redes de ônibus e o aeroporto Santos Dumont. A alimentação do veículo é feita por um sistema chamado APS (alimentação pelo solo), mais conhecido por “Terceiro Trilho”.