Nesta segunda-feira, 19 de outubro, foi inaugurada em ato solene a ponte que liga as cidades de Daule a Guayaquil, no Equador, na qual a Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A. teve uma participação muito relevante no consórcio responsável pela obra, que beneficiará cerca de 30 mil pessoas que residem em mais de 20 municípios de Daule, e que terão um acesso mais rápido à Guayaquil. A previsão é que cerca de 20 mil veículos circulem diariamente na ponte.
Sobre a Ponte Daule-Guayaquil
A ponte Daule-Guayaquil tem 540 metros de extensão sobre o Rio Daule, formados por 9 vãos de 60 metros, 26,6 metros de largura e um gabarito livre de aproximadamente 7 metros. São quatro vias, calçada de pedestres e uma ciclovia. A ponte foi concebida em estrutura mista, sendo o tabuleiro metálico e as pré-lajes em concreto armado pré-tensionado e uma lâmina de compressão em concreto armado. As fundações foram executadas em estacas metálicas circulares cravadas em rochas, com diâmetro 1500mm e espessura de 38mm.
Obra
A obra incluiu também dois viadutos, um sobre a Avenida León Febres Cordero (Daule), “La Joya”, com 108 metros de vão total, e outro sobre a Avenida Narcisa de Jesús (Guayaquil), “Cierro Colorado”, com 270 metros de vão total, ambos em estrutura mista de concreto armado com pré-lajes em pré-tensão. Os trabalhos ainda contemplaram viadutos de acesso rodoviário, drenagens, movimentos de terras, muros de suporte, sinalização, acabamentos, iluminação e barreira acústica. Uma metodologia inovadora empregada na obra foi a utilização de EPS nos encontros.
A primeira obra da Teixeira Duarte no Equador
Cumprindo cem anos de história, esta é a primeira obra da Teixeira Duarte no Equador, reforçando e ampliando a atuação do Grupo no mercado Latino Americano no desenvolvimento de uma engenharia de valor.
É motivo de muito orgulho que todo o know-how adquirido possa ser utilizado em projetos que contribuam para transformar para melhor a vida das pessoas diretamente impactadas pelas obras, gerando empregos, desenvolvendo a economia e melhorando a infraestrutura local.