TEIXEIRA DUARTE
Uma história construída ao longo de 100 anos
Na Construção, a Teixeira Duarte acumula uma longa história e experiência em projetos e serviços de engenharia de elevada complexidade, assumindo sempre com compromisso a qualidade dos mesmos, a satisfação contínua dos seus Clientes, a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores, a preservação do meio ambiente e o respeito pela sociedade.
1921
Pesquisas de Água
Alcácer do Sal, Portugal
O Engenheiro Ricardo Esquível Teixeira Duarte inicia a sua atividade como empresário em nome individual em 1921, ano em que constituiu com outros três sócios a “Sociedade Portuguesa de Engenharia Lda.”, na qual exerceu as funções de Diretor da Seção de Hidrologia. Na fotografia, um dos poços artesianos executados na região de Alcácer do Sal, entre 1921 e 1922.
1928
Porto de Vila Real
de Santo Antonio, Portugal
Nos primeiros anos da sua existência, a atividade da Teixeira Duarte ultrapassou a área de hidrologia e geotecnia, abrangendo também trabalhos no setor das obras públicas.
1934
Empresa de Sondagens
e Fundações
Em 4 janeiro de 1934 é constituída a Sociedade “Empresa de Sondagens e Fundações, Lda.” que seria empresa instrumental, criada à margem da atividade em nome individual do Engenheiro Ricardo Esquível Teixeira Duarte para suprir as necessidades de “propaganda e de relações comerciais e oficiais …”
1935
Assembleia Nacional
de Portugal
Fundações e Colunas do Corpo Central do Palácio da Assembleia Nacional, em Lisboa.
A inovação foi uma constante na atividade da Teixeira Duarte ao longo do tempo. Sendo disso exemplo a introdução da tecnologia de estacas moldadas no solo, em alternativa às estacas cravadas de madeira. Esta tecnologia foi utilizada nas fundações do Novo Corpo Central do Palácio do Congresso (atual Assembleia da República) em 1934, nas fundações da Nova igreja da Av. da Berna (Igreja de Fátima) e nas fundações da Casa da Moeda, em Lisboa.
1938
Patente de invenção
de uma sonda cravadeira
Primeira inovação registrada pelo Eng.º Ricardo Esquível Teixeira Duarte, sob o título “Patente de invenção duma sonda cravadeira” e recebendo o nº de patente 19640. Esta patente ilustra o logotipo da Teixeira Duarte até aos dias de hoje.
1941
Aeroporto de Lisboa
Fundações do Aeroporto da Portela, Sacavém – Portugal
1952
Injeções de Cimento
na Barragem do Biópio
Angola
1955
Reconhecimento
Geotécnico de Rios
Índia
Em 1955, a Teixeira Duarte executou na Índia, os trabalhos de reconhecimento geotécnico nos leitos dos rios Mandovi, Zuari e Chaporá e das fundações das pontes de Sanquelim e de Assolnã-Salcete. No esquema, um corte longitudinal da ponte de Assolnã para a Câmara Municipal de Salcete.
1960
Estabilização da Encosta
das Portas do Sol
Santarém, Portugal
Estabilização da Encosta de Portas do Sol, em Santarém, sobrejacente à Linha do Norte, em 1965, 1970 e 1983. Esta foi uma obra emblemática da Teixeira Duarte, pelas soluções inovadoras implementadas para o controle das causas principais dos escorregamentos (meteorização e erosão dos terrenos) e também das causas acessórias (acumulação de águas subterrâneas em camadas aquíferas ou penduradas na zona superficial da encosta).
1978
Entrada na Venezuela
Início da atividade na Venezuela, com a constituição da “Tegaven – Teixeira Duarte Y Associados, C.A.” e a construção do empreendimento imobiliário “Urbanización Palma Real”, em Valência.
1979
Construção do Hospital
Universitário de Coimbra
Portugal
1979
Regresso a Angola
Depois de uma interrupção nas décadas de 60 e 70, a Teixeira Duarte retomou a sua atividade em Angola, com a execução das fundações para o Sistema de Telecomunicações por Micro-ondas no ano de 1979. Na fotografia, a obra de construção do edifício do Instituto Karl Marx, em 1988.
1982
Entrada em Moçambique
Início da atividade em Moçambique em 1982, com a empreitada de “Consolidação e Posicionamento da Torre I da Ponte sobre o Rio Zambeze”, na cidade de Tete.
1987
Ponte Sobre o Rio Guadiana
Portugal
1987
Teixeira Duarte – Engenharia
e Construções, S.A.
Transformação da Sociedade para a forma anônima, com expressivo aumento de capital e alteração da denominação para a atual “Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A.”, seguida de abertura de capital aos colaboradores, mediante cessão de ações dos membros da família.
1998
Bolsa de Valores de Lisboa
Abertura do capital social ao investimento do público, com admissão das ações à negociação na então denominada “Bolsa de Valores de Lisboa”.
2001
Entrada na Espanha
A Teixeira Duarte inciou as suas atividades na Espanha no ano de 2001, com a execução dos trabalhos de paredes moldadas no âmbito do projeto Metrosur – Metro de Madrid e, em 2003, adquiriu uma participação maioritária na empresa então denominada “GSC – Compañia General de Servicios y Construcción, S.A.”. Na fotografia, a execução das estacas no Porto de Algeciras no ano de 2005.
2005
Entrada na Argélia
Início da atividade na Argélia em 2005, com o contrato da empreitada de infraestruturas integrada no projeto “Adução de Água Potável às Cidades de Mostaganem, Arzew e Oran” (MAO).
2007
Entrada no Brasil
A Teixeira Duarte iniciou a sua operação no Brasil em dezembro de 2007, através da participada EMPA, S.A. – Serviços de Engenharia, empresa fundada em 1954.
2013
Entrada na Colômbia
Fruto da proximidade geográfica com o Brasil e Venezuela, onde a Teixeira Duarte tem já uma sólida presença, a atuação na Colômbia surgiu de oportunidades de negócio nas áreas da geotecnia e em particular das obras subterrâneas, neste caso através de uma sucursal da sua participada “E.P.O.S. – Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A.”.
2016
Entrada nos Estados Unidos
A Teixeira Duarte iniciou a sua atividade nos Estados Unidos da América em 2016 através de um contrato de assistência técnica com a empresa “EIC Associates, Inc”.
2016
Entrada no Peru
Neste país a Teixeira Duarte começou a atuar através da sucursal da sua participada “E.P.O.S. – Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A.”, ali constituída em outubro de 2016. Em dezembro desse ano foi celebrado um contrato com o Consórcio Construtor M2 Lima, que consiste na realização, no metro de Lima, de duas galerias, escavadas e revestidas, com extensão total de 146m.
2016
Entrada no Reino Unido
A Teixeira Duarte começou a atuar neste país no mercado ferroviário em 2016, através da empresa local participada “SOMAFEL – Railway Construction, S.A.”. Esta sociedade estabeleceu uma parceria com uma empresa inglesa, inicialmente para as áreas de projeto e construção de catenária, não excluindo, no entanto, a possibilidade de apresentação de propostas para oportunidades que possam ser identificadas na área da via ferroviária.
2018
Entrada no Equador
A atuação no Equador surgiu de oportunidades de negócio na área das infraestruturas. Neste caso, através da constituição de um consórcio – liderado pela sucursal da “Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A.” e com a participação de um parceiro local -, para a construção de uma ponte rodoviária entre Daule e Guayaquil.
2021
Ponte Barra de Cuieté (Rio Caratinga)
Conselheiro Pena/MG –Brasi
Em 2021, a Teixeira Duarte realizou um importante projeto de substituição e montagem de uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Caratinga, conhecida como Ponte Barra de Cuieté. Para a execução, foram necessários serviços como adequação da área para montagem da nova ponte e instalação de estruturas auxiliares, montagem completa da ponte ferroviária e reforço dos encontros. Além disso, foram realizados os encontros e o pilar para a instalação da ponte rodoviária, seguidos pela desmontagem das estruturas auxiliares. A obra incluiu também a execução da laje de piso e o acesso definitivo para a ponte rodoviária, com trabalhos complementares que garantiram a segurança e a funcionalidade da estrutura. A nova ponte possui um vão de 31 metros e um peso de 160 toneladas por tramo, enquanto a ponte anterior contava com 90 toneladas por tramo, refletindo uma estrutura modernizada e robusta para suportar o tráfego atual.
2024
Ponte sobre Rio Fundão
Fundão/ES –Brasil
Em 2024, a Teixeira Duarte concluiu a substituição da Ponte sobre o Rio Fundão, localizada em Fundão, Espírito Santo. O projeto foi extenso e começou com a adequação da área para a montagem da nova ponte, seguida pela instalação de estruturas auxiliares essenciais. Em seguida, a nova ponte ferroviária foi montada com um vão único de 41 metros e um peso total de 200 toneladas. A estrutura incluiu o reforço e a adequação dos encontros, além da substituição da ponte anterior e da desmontagem completa da ponte ferroviária existente e das estruturas auxiliares. Trabalhos complementares foram realizados para finalizar o projeto, resultando em uma ponte moderna e durável, adaptada às necessidades de infraestrutura da região.