A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções está à frente da restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. No processo de substituição total do sistema de suspensão da ponte, barras de olhal e cabos pendurais, foram utilizadas cerca de 1600 ton de estruturas metálicas auxiliares de sustentação superiores e inferiores. Estes materiais provenientes destas estruturas estão em razoável estado de conservação e servirão de base para revitalizar cerca de 532 pequenas pontes em diversos municípios do Estado de Santa Catarina.

A própria Teixeira Duarte – Engenharia e Construções venceu a licitação para elaboração dos projetos de reaproveitamento destas peças, adequando-as para a Defesa Civil proceder à entrega às prefeituras locais, para que suas administrações deem andamento às revitalizações, substituindo velhos pontilhões e/ou pontes vicinais que hoje estão em situação precária.

Esse trabalho reforça o compromisso da Teixeira Duarte – Engenharia e Construções com boas práticas de otimização de recursos em suas obras. E representará uma economia de recursos para o poder público. De acordo com o secretário da Defesa Civil Estadual, João Batista Cordeiro, o reaproveitamento desse material vai gerar quase R$ 35 milhões em economia para os cofres do Estado.

Mais detalhes sobre o processo de reutilização dos materiais estão disponíveis na matéria publicada no portal ND+.

 

Foto: Eduardo Cristofoli/ND