Após sete meses de intensas atividades, a Teixeira Duarte concluiu uma etapa fundamental no projeto da Ponte Ferroviária sobre o Rio Fundão: a remoção da antiga ponte, com cerca de 100 toneladas, para a instalação de uma nova estrutura de 200 toneladas. Para viabilizar a substituição de ponte ferroviária sobre o Rio Fundão, foram realizados serviços preliminares essenciais, como o reforço dos encontros, execução de sapatas provisórias e montagem de estruturas auxiliares, que garantiram a retirada segura da ponte antiga, assim como a montagem e a instalação precisa da nova ponte.
Construída em 1944, a estrutura original, uma ponte treliçada do tipo Warren, após diversas manutenções, cedeu lugar a uma nova ponte treliçada com tabuleiro ortotrópico, projetada para atender às demandas logísticas ferroviárias atuais e futuras, proporcionando mais eficiência e segurança.
Esse marco reforça o compromisso da Teixeira Duarte, que há mais de 12 anos realiza obras de substituição de pontes ferroviárias no Brasil, desde o primeiro projeto executado em 2012 na Ponte sobre o Rio Santa Joana, em Colatina, Espírito Santo. A conquista é resultado do compromisso e da expertise das equipes de Reabilitação e Metalomecânica, que trabalham integradas em projetos contínuos, promovendo uma cultura organizacional sólida e madura.