teixeira-duarte-revista-healtharq

Adquirir a expertise para realizar obras hospitalares demanda tempo e bastante estudo. 

Afinal, é preciso coordenar o trabalho para que ele não cause impacto no dia a dia dos ambientes que estão sendo reformados. Foi esse conhecimento e o legado de obras diferenciadas na saúde  que fizeram com que a Teixeira Duarte Engenharia e Construções fosse destaque na revista HealthArq, publicação especializada em arquitetura, infraestrutura, construção, design e facilities no setor da saúde.

Teixeira Duarte na Revista HealthArq

A matéria deu ênfase em três obras realizadas e foram citados exemplos de como a Teixeira Duarte é uma construtora que está sempre evoluindo em seus projetos e adotando medidas eficazes para atender seus clientes com a máxima qualidade e eficiência.

O superintendente de obras da Teixeira Duarte, Bruno de Palma Paisana, disse à revista que o trabalho que eles têm realizado desde 2012 será mantido ou reforçado ao longo deste ano. 

Dessa forma, a intenção é expandir cada vez mais as suas obras, abrangendo a sua atuação na área hospitalar e atendendo aos clientes com a máxima excelência.

Destaque em obras hospitalares

Um dos destaques da matéria na revista HealthArq foi o exemplo de aplicação de técnicas modernas e avançadas na obra realizada no Hospital das Américas, no Rio de Janeiro. O local passou por uma grande reforma em vários ambientes internos, além de serem criadas salas de exames, tomografia e angiografia.

A construtora também reformou o setor de HVAC do Hospital das Américas, desde as torres de resfriamento até os motores, fazendo a substituição de todos os ventiladores de ferro por carcaça de fibra, visando à proximidade do hospital com o mar.

Paisana enfatizou na matéria uma obra realizada no Acelerador Linear de Partículas, precisando seguir fielmente o projeto do fabricante. De acordo com ele, ela foi realizada com um grau de precisão milimétrico e com infraestruturas secas para que a máquina fosse instalada em perfeita execução. Assim, o ambiente foi adaptado às particularidades do projeto inicial. O superintendente disse que foi algo bem desafiador.

O Hospital Metropolitano da Lapa/SP

A matéria também destacou a obra realizada no Hospital Metropolitano da Lapa, localizado em São Paulo,  revitalizando três áreas. São elas:

  • PSA – pronto-socorro adulto;
  • PSI – pronto-socorro infantil;
  • Grande emergência.

Além dos setores que foram reformados, três salas de exames também receberam intervenções para atenderem melhor os pacientes. Segundo Bruno, um dos desafios foi repaginar os consultórios médicos, pois foi necessário aumentar o número de salas, mas sem acrescentar área. Ele destacou o aumento da recepção, que também envolveu parte da área externa, e a inclusão de uma área de alimentação.

Nesse hospital o sistema de HVAC, aquecimento, ventilação e ar-condicionado, passou por uma modernização. Foi um dos pontos altos dessa obra, pois os espaços receberam novos equipamentos automatizados que irão atuar no controle de temperatura, pressão e umidade em atendimentos de leitos isolados e salas de exames de imagem.

O Hospital Pasteur no Rio de Janeiro

Outra obra de bastante relevância e que foi citada na matéria da revista HealthArq foi a realizada no Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro. O projeto teve o seu foco na substituição da tubulação de água quente, além de construir e adequar a sala de tomografia. Foi uma obra executada em total harmonia entre os colaboradores da Teixeira Duarte e do hospital, pois as atividades se mantiveram em pleno funcionamento, mesmo durante as obras.

Bruno Paisana destacou que o trabalho consistiu na troca de toda a tubulação de água quente do prédio onde o Hospital Pasteur funciona. Além disso, foram executados serviços de instalações prediais e apoio às obras civis, assim como demolições, execução de alvenaria e dry-wall, revestimentos, acabamentos e pintura.

Um ponto importante para que essa obra se tornasse um sucesso foi a integração de colaboradores no padrão Teixeira Duarte. Foi acertado em conjunto com a equipe de segurança do hospital um treinamento, de cunho obrigatório e específico, para que todos os profissionais trabalhassem em um canteiro de obras. O treinamento foi realizado sempre antes do início das atividades. O superintendente da construtora informou que na época todos os colaboradores estavam cientes dos riscos das atividades.

Foram essas as medidas tomadas para que o retrofit hospitalar fosse concluído com sucesso e dentro do prazo estipulado. Assim, a construtora mostrou como é vantajoso contar com os serviços de uma empresa que está há quase 100 anos no mercado, gerando histórias sólidas e sérias.

Excelência em Engenharia e Construções há quase 100 anos

Ao longo da sua trajetória, a Teixeira Duarte Engenharia e Construções acumula histórias de sucesso em seu acervo. Com compromisso, qualidade, dedicação e competência, tem expertise em obras em todas as áreas da construção: geotecnia e fundações, de reabilitação, edificações, infraestruturas, obras subterrâneas, ferroviárias, rodoviárias e marítimas.

Em projetos da área da saúde, é comum ouvir dos profissionais da área que as obras são consideradas organismos vivos, pois estão em constante mudança. Portanto, é preciso que haja evolução de acordo com o aumento da demanda por serviços nesse âmbito. Para isso, é necessário fazer uso de novas tecnologias e modelos de negócios.

A construtora Teixeira Duarte reúne em seu portfólio várias obras no setor de saúde, somando mais de 650 mil m² de hospitais construídos no mundo. No Brasil, tem cada vez mais se especializado neste setor, tendo construído  mais de 85 mil m² de hospitais, além de cerca de 50 mil m² em execução no país. Desta forma,   tem deixado seu registro em projetos importantes, reforçando a excelência técnica  de uma equipe com profissionais altamente capacitados para executar qualquer demanda.

 

Acesse a matéria completa na revista HealthArq, edição 32 (páginas 66-68), e confira mais detalhes sobre as obras realizadas pela Teixeira Duarte Engenharia e Construções.