Atlantic Nickel retoma suas atividades na Mina Santa Rita, na Bahia, em parceria com a EMPA, empresa do Grupo Teixeira Duarte

A Teixeira Duarte, dentre seus inúmeros segmentos de atuação, também é especializada na área de extração e mineração. Graças à essa expertise, a EMPA, empresa do Grupo Teixeira Duarte foi escolhida para ser uma das parceiras responsáveis pela  retomada das atividades da Mina Santa Rita, no Complexo Minero-Industrial da Atlantic Nickel em Itagibá/BA.

Após 3 anos e meio de atividades paralisadas devido à queda no valor do níquel sulfetado no mercado internacional, as novas operações possuem uma estimativa de 600 pessoas empregadas ligadas direta ou indiretamente ao projeto, com uma expectativa de que esse número chegue até 1 mil após a virada do ano, de acordo com a mídia local. A retomada da operação gera grandes expectativas na economia de Itagibá e Ipiaú, municípios mais beneficiados com a atuação da mineradora.

O escopo de trabalho nesta obra inclui a prestação de serviço de perfuração e desmonte de rochas com explosivos, escavação, carga, transporte, descarga de minério e estéril, espalhamento e conformação do material transportado, serviços de infraestrutura geral e serviços eventuais por meio de utilização de máquinas e equipamentos.

A estimativa da companhia, com a retomada das atividades e com e assinatura do Contrato de Operação Full da mina do Projeto Santa Rita com as empresas R&D, Semep, EMPA, Master Perfurações e Desmontes e Metal Ar, integrantes do Consórcio Santa Rita, é produzir 61 milhões de toneladas de níquel nos próximos anos que, somados com a alta do preço do material na Bolsa de Metais de Londres, simbolizam um cenário extremamente positivo para todos os envolvidos nas atividades.

Assista ao vídeo do primeiro desmonte de rochas do Consórcio Santa Rita na mina da Atlantic Nickel em Itagibá/BA.

Teixeira Duarte realiza obras de alto nível de engenharia em hospitais de São Paulo

Com bagagem e know-how em obras hospitalares, a Teixeira Duarte traz em seu portfólio nomes de importantes instituições de saúde como o Hospital da Luz, Hospital Samaritano e Hospital Moriah, que foram destaque na revista HealthArq.

Para essas realizações, a Construtora aplica métodos e técnicas inovadoras, que permitem realizar projetos de engenharia de grande complexidade técnica.

Todas as obras acontecem com os hospitais em pleno funcionamento, o que se torna um desafio constante. “O objetivo é evitar transtornos na logística e no funcionamento do Hospital, prezando sempre pelo bem-estar dos pacientes, mesmo com a obra em andamento”.

Veja aqui a reportagem  no site do “Grupo Mídia”, assim como a edição 30 da Revista  “HealthArq”  (pag 184)

 

Última transferência de carga é concluída e Ponte Hercílio Luz volta a estar suspensa

Foi concluída às 23h37 desta terça-feira (27) a última etapa de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O fim do trabalho significa que a estrutura volta a estar suspensa, com o peso sustentado pelas barras de olhal e os cabos pendurais, assim como no projeto original. Planejado para ocorrer em até quatro noites, o serviço foi realizado em dois turnos, nas noites de segunda (26) e terça-feira.

Os 54 macacos hidráulicos que ainda sustentavam o vão central começaram a ser rebaixados pouco antes das 23h de segunda-feira. Durante esta etapa foram rebaixados 20% do peso do vão central, que equivale a aproximadamente 400 toneladas, e a ponte baixou os últimos 45 centímetros. Em junho, os demais 80% do peso já haviam sido rebaixados.

A restauração incluiu a substituição dos 28 cabos pendurais e 360 barras de olhal que mantêm a ponte elevada. Desde 2017, quando foi feita a primeira transferência de carga, a ponte foi elevada em cerca de 1,80 metro e o peso ficou apoiado sobre as estruturas provisórias.

A partir de agora, os trabalhos serão focados na finalização da pintura e na conclusão do gradil metálico.

Veja aqui a reportagem  do “G1 SC”, assim como a matéria do Jornal “Bom Dia SC” sobre a primeira noite da operação.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/ Divulgação

Reforma e Expansão do Salvador Bahia Airport é eleita como uma das “Obras de Engenharia do Ano” pela Revista O Empreiteiro

O projeto de reforma e expansão do Salvador Bahia Airport, que está sendo executado pelo consórcio liderado pela Teixeira Duarte, foi um dos vencedores do Prêmio “Obras de Engenharia do Ano”. Concedida pela Revista O Empreiteiro, a premiação reconhece as empresas que projetaram ou construíram as obras de engenharia mais importantes do Brasil em 2019.

Uma obra que apresenta grandes desafios,  por ser executada com o aeroporto em pleno funcionamento, mas que proporciona muita satisfação e orgulho. Para isso, tem sido fundamental a dedicação dos talentosos profissionais envolvidos, que atuaram e continuam atuando para o sucesso desta empreitada!

 

Sustentabilidade, economicidade e inovação: Novo uso para peças substituídas da Ponte Hercílio Luz

Todas as peças da Ponte Hercílio Luz que foram substituídas, os andaimes e as estruturas serão cortadas, soldadas e moldadas e terão nova missão: formar mais de 800 pontes no interior de Santa Catarina. No total serão 1.800 toneladas de materiais trabalhados, e a Teixeira Duarte se orgulha em fazer parte do consórcio que executará esta transformação.

Veja aqui a reportagem do “ND Mais” sobre a primeira noite da operação, assim como o vídeo do “Balanço Geral Florianópolis”.

Foto: Flavio Tin/ND

Somafel e Vale assinam dois contratos de empreitada na Estrada de Ferro de Carajás

O primeiro diz respeito à “Empreitada Total para a Execução dos Serviços de Repotenciamento das Vias de Rolamento do Pátio de Produtos Localizado no Complexo Minerador de Carajás”, que será realizado na Mina de Carajás, no Estado do Pará, Brasil. A empreitada, que terá a duração de 165 dias a contar da Ordem de Serviço assinada em 22 de julho de 2019, consiste na demolição e remoção da via de rolamento existente e execução de via de rolamento nova, numa extensão de 580 metros.

Este novo contrato permite a entrada da empresa no setor de Operação da Vale, onde se anteveem futuros investimentos de renovação das infraestruturas de operação nas minas e pátios de armazenamento nos Estados do Pará e Maranhão.

O segundo refere-se ao contrato de “Empreitada Total para a Contratação dos Serviços Complementares nas Duplicações da Estrada de Ferro de Carajás”. Neste Contrato, que terá a duração de 180 dias a contar da Ordem de Serviço assinada em 25 de julho de 2019, serão realizados trabalhos de reforço da plataforma ferroviária ao Km 729 da EFC, em Marabá, e no Pátio 51, em Itainópolis, ambos serviços no Estado do Pará, Brasil.

Com esta nova conquista, a Somafel concretiza mais um contrato com a equipe de implantação de projetos da Vale, consolidando a sua posição junto deste importante cliente, como um dos seus principais fornecedores no setor da construção ferroviária.