Na última edição da Revista Ferroviária, de competência ao mês de Março e Abril, a obra da FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) foi capa e recebeu grande destaque. Este projeto prevê a ligação entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT) em 365 km, com a aquisição de trilhos, dormentes de concreto e aparelhos de mudanças de via. A construção é um passo significativo para fortalecer a malha ferroviária do Centro-Oeste, aumentando a capacidade de transporte e proporcionando melhorias logísticas e econômicas para a região e o Brasil.
A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções (EMPA) desempenha um papel importante, sendo responsável pelo trecho 1B do projeto. O trecho inclui importantes trabalhos de infraestrutura em vários municípios de Goiás, abrangendo obras civis, drenagens, terraplenagem e obras de arte especiais. Atualmente, a empresa avança na implementação de um corredor de cerca de 27 km, estratégico para a infraestrutura logística do país. Em Mara Rosa, a antecipação de determinados serviços também demonstra a agilidade do projeto.
Além disso, a SOMAFEL, empresa do grupo Teixeira Duarte especialista em obras Ferroviárias, está em consórcio na execução inicial da ferrovia, no serviço de arranque, contribuindo para o progresso da obra.O envolvimento no Projeto FICO reflete o compromisso da Teixeira Duarte com a construção de um mundo melhor. A melhoria da infraestrutura ferroviária reduz a dependência do transporte rodoviário,além de fomentar o desenvolvimento econômico e logístico da região, conectando comunidades e promovendo o crescimento sustentável.
Clique aqui para ler o artigo completo.